Quem somos

A Comunidade

A Comunidade Católica Sementes do Verbo é uma Associação Privada de Fiéis, fundada no dia 16 de julho de 2004 em Palmas (Tocantins), com personalidade jurídica, com o decreto de reconhecimento e aprovação canônica, aos vinte e nove dias do mês de março de 2005, pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa.  Na mesma data, em 2005, seus estatutos tiveram sua aprovação definitiva.

A Comunidade está presente em cinco países com diversas casas e missões. Ela reúne todos os estados de vida do povo de Deus: casais, famílias, viúvos e viúvas, celibatários (homens e mulheres), consagrados (homens e mulheres) e clérigos, vivendo uma vida comum num mesmo lugar.

Dinamizados pela Efusão do Espírito Santo, cada um viveu um novo Pentecostes em sua vida, o qual está na origem de muitas das nossas histórias vocacionais, pessoais e comunitárias. O Espírito Santo e a Palavra de Deus são os princípios e os agentes regeneradores da nossa vocação.

Como vivemos?

A Comunidade Sementes do Verbo é uma comunidade contemplativa e missionária, tendo em vista anunciar a Boa Nova da Salvação ao mundo. A sua finalidade não é a sua própria realização, ela é missionária. “Para a vida do mundo”, Pro Mundi Vita! (Jo 6, 51).

Ser Sementes do Verbo é participar da missão da Igreja lá onde se encontra, anunciando o que contempla e transmitindo fielmente o que recebeu do Senhor. A Comunidade vive na oração e no trabalho, no estilo familiar e batismal, sendo bem mais que uma empresa humana. Contudo, ela não deve ser menos séria.

A Comunidade vive numa radicalidade evangélica. Os membros da Comunidade são chamados a viverem a radicalidade do Evangelho deixando tudo para seguir Cristo na docilidade ao Espírito Santo.

G&M-10.jpg

bdb218_b90adc075dad4d2d885e1a2bc668d5d9-mv2.jpg

sementes do verbo (28).jpg

Fundadores

Georges e Marie-Josette Bonneval são casados há 48 anos. Foi através do SIM dado a Deus por eles que o Espírito Santo teve livre acesso para gerar o carisma em seus corações e assim, serem fecundos e pais de uma grande família espiritual chamada Comunidade Sementes do Verbo. Georges exerce o seu Ministério Diaconal dentro da Comunidade e junto com Marie “Proclama a Palavra” na autoridade discreta do Espírito Santo.

“O Espírito Santo é o primeiro e o principal fundador da comunidade, que suscita toda e qualquer comunidade. Em seguida, no Fundador repousa o Carisma Fundador, carisma que ele deve fazer frutificar e do qual tem que responder junto ao Senhor, como um talento confiado.” (Livro de Vida SdV 7, 2-3)

“O fundador é o portador e garante da graça particular do carisma fundador da Comunidade. Este ministério é vivido como uma paternidade espiritual. O papel do Fundador não é limitado no tempo. O Fundador é o Moderador Geral da Comunidade por mandatos sucessivos até que renuncie ao seu cargo.” (Livro de Vida SdV 305 - 306)

sementes do verbo (18).jpg

DOM ALBERTO TAVEIRA (2).JPG

DOM ALBERTO TAVEIRA (1).JPG

DOM ALBERTO TAVEIRA (3).jpg

Bispo garante

Para a Comunidade Sementes do Verbo Dom Alberto Taveira Corrêa exerce o papel de Bispo garante desde o chamado para a fundação no ano de 2004 onde então era o Arcebispo de Palmas.

Atualmente Dom Alberto Taveira é Arcebispo de Belém do Pará e continua a pregar os retiros anuais da Comunidade onde celebra os compromissos e engajamentos dos membros de vida da Sementes do Verbo.

Também chamado ‘Bispo protetor’, ele é recebido e reconhecido como tal, pelo Fundador e Moderador Geral da Comunidade.

Por causa do seu primeiro chamado feito à Comunidade para a sua diocese, assim como por causa da sua aprovação e reconhecimento canônico, ele é a testemunha privilegiada da história e do carisma da comunidade.

Ele exerce a sua autoridade e vigilância pastoral sobre o conjunto da Comunidade e sobre cada um dos seus membros.

"O Fundador e Moderador Geral da Comunidade encontra-o regularmente e o mais frequentemente possível, para se confiar aos seus conselhos, discernimentos e decisões." (Livro de Vida SdV 303)

sementes do verbo (29).JPG

Irsarah-1.jpg

CHI_0771.JPG

CAPA (2).JPG

CONSAGRADOS REZANDO (1).JPG

Membros de vida

Comunidade é uma Associação Privada de Fiéis. Ela é a imagem da primitiva comunidade cristã. Ela reúne todos os estados de vida do povo de Deus: casais, famílias, viúvos e viúvas, celibatários (homens e mulheres), consagrados (homens e mulheres) e clérigos, vivendo uma vida comum num mesmo lugar.

“Os membros da Comunidade são chamados a viver a radicalidade do Evangelho deixando tudo para seguir Cristo na docilidade ao Espírito Santo. Esta radicalidade do Amor de Deus não deve deixar-se condicionar, nem pelas criaturas, nem por outros projetos, nem sofrer algum atraso, hesitação, nem misturas nas nossas respostas.” (Livro de Vida SdV 15)

"Deste modo, cada irmão e irmã deixa a sua atividade profissional para ser doado a tempo inteiro a serviço da obra de Deus. Cada membro do corpo comunitário é chamado a ser consagrado à Comunidade, isto é, tornar-se disponível e livre, posto à parte, para a obra de Deus, através da Comunidade. Trata-se de uma Nova Forma de Vida Consagrada. Esta consagração exige um desapego do antigo modo de vida para sermos disponíveis ao chamado e às missões.” (Livro de Vida SdV 16)

 

ea445b11-41be-4d7f-8c06-dd010c1fb66f.jpg

sementes do verbo (17).jpg

sementes do verbo (12).jpg

Membros de Aliança

As Casas de Aliança são pequenas fraternidades que buscam viver a Palavra de Deus, no coração do mundo, através da espiritualidade da Comunidade Sementes do Verbo. Os membros da Comunidade de Aliança se encontram em uma das casas na noite de quinta-feira. Cada encontro inclui três etapas principais:

  • O jantar de confraternização: Simples e partilhado em comum no espírito da quinta-feira Santa.

  • Um tempo de oração:  Ao redor da mesa damos graças pela Igreja e oramos por nossos Pastores, pelas vocações, por todas as comunidades e seus fundadores, pela unidade do Corpo de Cristo e das famílias.

  • O Percurso Bíblico: Para ouvir, orar e escutar a Palavra de Deus. O ensino bíblico é preparado a partir de um programa formativo proposto pela Comunidade.

"Fazer parte de uma família espiritual é uma necessidade atual de muitos cristãos, muitas vezes isolados. Eles ressentem, então, uma fome e sede de serem alimentados e saciados pela Palavra de Deus."

Para maiores informações, entre em contato conosco:
Tel:  {*(21) 98376-0175*}
E-mail:  {*edicoes@sementesdoverbo.org*}

Seja bem-vindo a livraria Sementes do Verbo. Em que posso ajudar?